As fibras desempenham um papel fundamental no bom funcionamento do organismo e trazem inúmeros benefícios para a saúde. Elas são um componente de células vegetais resistentes que não podem ser digeridas ou absorvidas pelo corpo humano, sendo fermentadas parcial ou totalmente no intestino grosso para auxiliar na digestão.
As fibras não fornecem calorias e ajudam a reduzir a absorção de colesterol, gorduras e açúcares, além de proporcionarem uma sensação prolongada de saciedade, o que pode retardar a fome e reduzir a ingestão de calorias. Normalmente, alimentos saudáveis de baixo teor calórico, como frutas e verduras, são fontes ricas de fibras.
As fibras também desempenham um papel importante na regulação do trânsito intestinal, mas é necessário beber muita água para que isso ocorra de maneira positiva.
Existem dois tipos de fibras dietéticas: solúveis e insolúveis. A fibra solúvel se dissolve em água, formando um gel que ajuda o intestino a absorver nutrientes de forma eficiente. Alimentos como farelo de aveia, chia, quinoa e frutas como amoras, morangos e mirtilos são ricos em fibras solúveis.
Por outro lado, a fibra insolúvel aumenta o volume do bolo fecal, ajudando a estimular sua passagem mais rápida pelo intestino. Alimentos como vegetais verdes folhosos, grãos, tubérculos e raízes são fontes ricas de fibras insolúveis.
Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras são:
A ingestão diária de fibra aconselhada é de aproximadamente 21 a 25 g para as mulheres, e de 30 a 38g para os homens, conforme a idade, mas grande parte de ambos não consome diariamente o volume suficiente de fibra.
É ideal, após iniciar as fibras na dieta, analisar o seu corpo e entender como se comporta com o aumento ou redução no consumo.
Você pode começar com porções maiores de verduras, legumes, sementes e frutas. Porém, cada organismo funciona de uma maneira e por isso é extremamente indicado procurar por um nutricionista para desenvolver a dieta mais adequada ao seu biotipo, com os alimentos específicos para suas necessidades e objetivos.
É comum pensar que poderia levar muito tempo para trazer impacto o acréscimo na quantidade de fibras em sua alimentação, mas já houve estudos que comprovaram que esta mudança causou quedas nos níveis de inflamação no cólon de pessoas com um grupo suplementado (dieta rica em fibras) em apenas duas semanas.
Como você pode ver, ingerir fibras vai muito além de manter a forma, elas são importantes para o funcionamento de todo nosso organismo. A má digestão de alimentos pode ser resolvida com as fibras e a falta delas pode ocasionar problemas no corpo e na mente!
Para aproveitar de todas as vantagens que as fibras na dieta podem garantir para a saúde, diversifique seu cardápio diariamente e pratique atividade física regular.
Agora que você já sabe mais sobre a qualidade do seu sono, conheça nossos produtos, e-books e dicas de emagrecimento, saúde e bem estar para ajudar a você adotar hábitos saudáveis e sustentáveis. Clique aqui e veja mais.
Os produtos, dietas e postagens contidas nesse site, tem um caráter informacional e não substitui nenhum tipo de aconselhamento médico, nutricionista, educador físico e fisioterapeuta. Buscamos sempre o bem estar e saúde em primeiro lugar.
Tags
#alimentacao-saudavel #bem-estar #dieta #emagrecer #exercicios-fisicos #receitas-saudaveis #adocante #agua-saborizada #alimentos-para-emagrecer #bem-estar #comida-vegana #diabetes #dieta #emagrecer #exercicios #fitness #low-carb #receitas-veganas #saude #sopa-fit #suco-detox #e-book
1 Comment
Trouxe facilidade na hora de fazer a lista de compras. Valeu.